Segunda à Sexta | 9h à 18h

Escoliose

A coluna vertebral não é (e nem deve ser) reta. É composta naturalmente por lordose cervical, cifose torácica e lordose lombar, na visão lateral. No entanto, em visão anteroposterior, a fisiologia normal é uma linha reta que liga o crânio ao centro da bacia. O desvio no plano coronal é patológico e pode criar uma coluna em S. A escoliose é uma deformidade tridimensional da coluna vertebral, percebida durante a fase de crescimento das crianças/adolescentes

Cerca de 80% das escolioses detectadas na época da adolescência é de origem idiopática, isto é, sem causa definida. O restante são deformidades congênitas, onde alterações da formação da coluna trazem como consequência o progressivo desalinhamento. Também podem ser por doenças neurológicas e outras condições genéticas.

CAUSAS E SINTOMAS

A Escoliose Idiopática do Adolescente acomete cerca de 1 a 3% das crianças entre 10 e 16 anos, e é causada por um desbalanço musculoesquelético que produz um desvio da coluna vertebral sem um motivo claramente definido. Existem teorias genéticas, teorias de alterações de estruturas do crescimento e teorias de deficiência dos tecidos locais, acarretando a deformidade. Os sintomas percebidos são o aumento progressivo de deformidade na coluna, com assimetrias em ombros, troncos na bacia, sendo notadas quando o tronco está desnudo ao trocar de roupa, ou em trajes de banho.

está sentindo algum desses sintomas?
Agende agora sua consulta!

PARTICULARCONVÊNIO